PE. ISIDORO STENICO (1914-1993)

78 anos

Isidoro nasceu aos 17 de novembro de 1914, no bairro de Santa Olímpia,
município de Piracicaba-SP. Ali passou sua infância simples e alegre. Em 1925, com 11 anos de idade, ingressou no Colégio Santa Cruz de Rio Claro - SP, onde iniciou os estudos. Em 21 de setembro de 1930 entrou para o noviciado e emitiu os primeiros votos em 22 de setembro de 1931.
Em seguida foi para a Itália, onde cursou filosofia em Verona. Cursou teologia no “Angelicum” de Roma. Em 1935 retornou ao Brasil. Fez a profissão perpétua aos 19.11.1935 e foi ordenado sacerdote aos 11 de julho de 1937.
Como sacerdote desempenhou várias tarefas em diversos locais como Casa Branca - SP, Morrinhos - GO, Marília - SP, Uberaba-MG.
Foi grande apóstolo da juventude, exímio catequista, sendo muito admirado e venerado pelos jovens de alguns locais por onde passou. Eles viam em Pe. Isidoro, além de um mestre na fé, um apóstolo zeloso. Mostrou grande dedicação pelos necessitados e pobres.
Isidoro sempre demonstrou um caráter íntegro e retilíneo. Era dotado de franqueza rude, mas sem ultrapassar os limites da caridade e da educação. Inflamava-se quando estavam em jogo os princípios da fé; nesses casos se tornava batalhador intrépido.
Alimentava uma grande paixão pela história e geografia. Sua conversa era atraente e peculiar; dotado de boa memória, entremeava constantemente seus diálogos com alusões, fatos históricos e ditos, que extasiavam os interlocutores pela maneira prodigiosa de seu linguajar erudito e enciclopédico, com toque genial de humorismo.
Sacerdote zeloso dedicou a vida à Igreja por mais de cinqüenta anos com atividade profícua e benfazeja.
Nos últimos anos de vida, bem adoentado e quase sempre acamado, suportou tudo com resignação cristã.
Faleceu em Uberaba aos 18.04.1993. Foi sepultado na cidade.